sexta-feira, 28 de maio de 2010
Outras obras de Mies
• Casa Tugendhat
Na Casa Tugendhat assim como no Pavilhão de Barcelona, existem pilares cujo formato cruciforme e revestimento de aço polido, produzem um efeito de desmaterialização da estrutura, quase negando a sua função. E embora o pavimento da área de convívio possa ser experimentado como um espaço contínuo e fluido semelhante ao pavilhão, Mies articula os cômodos tradicionais da casa burguesa.
Concluídos com uma diferença de um ano, o Pavilhão de Barcelona e a Casa Tugendhat assinalaram efetivamente o rompimento de Mies com a ala funcionalista do modernismo alemão e suas preocupações sociais: Mies passaria a se preocupar, cada vez mais, com a busca de novos modelos espaciais e a expressão da construção.
• Casa Farnsworth
A casa Farnsworth culmina o processo de invenção e pesquisa espacial e construtiva do seu autor no sentido da simplificação absoluta e da redução linguística à essência construtiva do edifício. A espacialidade livre e fluída, articulando planos executados com materiais nobres como mármores e madeiras, que fora anunciada pelo magnífico pavilhão Alemão da Exposição de Barcelona de 1929 e aprofundada na casa Tugendhat em Brno, República Checa, datada de 1930, traduz uma orientação estética original que Mies sintetizou na sua máxima "less is more " (menos é mais).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário